sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Produtos de Higiene pra bebês: 12 produtos que você vai usar



Nesse post vou relatar alguns produtos presentes nas diversas listas de enxoval para a higiene do seu bebê. Alguns são necessários para o RN, outros somente para o bebê maiorzinho.


Os produtos de higiene devem ser usado com cuidado em bebês, pois eles tem a pele muito sensível e produtos com componentes fortes podem agredi-las. Também é importante lembrar que os produtos dos bebês devem ser utilizados exclusivamente por eles. Nada de aproveitar a tesoura, o sabonete e a escovinha para a higiene do resto da família.

Alguns já foram citados no post Dicas de Enxoval da Helana.





ALGODÃO - Você vai usar muito com água para limpar o bebê. Eu prefiro os de bolinha, mas acho que sou exceção à regra!!! Já contaram que o algodão quadrado é o mais prático...


ALCOOL 70 - Usado para a desinfecção do coto umbilical.

ÓLEO PURO - Ajuda a manter a umidade natural da pele. Sua fórmula transparente e emoliente hidrata e amacia a pele, suavizando as partes ásperas e ressecadas do corpo. É ideal para massagear o bebê, ajuda na remoção das crostinhas e cascõezinhos da cabecinha e orelhinhas




LENÇOS UMEDECIDOS - No inicio deve ser usado somente quando for sair pra evitar alergia, o ideal para limpar o bebê é o algodão com água. Com o bebê maiorzinho o lenço se mostra muito prático. Eu, particularmente, prefiro o da Huggies Turma da Mônica, mas muitas mamães reclamam que rasga fácil e preferem o da jonhnsons.
Na onda do ecologicamente correto nos temos Os Lenços Biodegradáveis que são compactos e se transformam numa toalhinha super macia ao adicionar água. São práticos e não contém químicos. Basta adicionar água, desenrolar e usar. São perfeitos para limpar a pele delicada do bebê. (Custam R$ 8,oo na Dipano, a embalagem com 10 Lenços Biodegradáveis)




POMADA ANTI-ASSADURA - Como o nome já diz é colocada para evitar as assaduras no bebê. Existem várias marcas, ás vezes temos que experimentar algumas até descobrir o que funciona melhor para nós e nosso bebê. Vale também conversar com o médico sobre a melhor indicação.
Eu uso a bepantol baby. Não gosto da hipoglós, não gosto do cheiro e acho muito grudenta, dificil de retirar...


HASTES FLEXÍVEIS (COTONETE) - Deve ser usado com cuidado, somente na parte externa do ouvido. Muito médicos não recomendam o uso. Existe um tipo que é mais usado em bebês porque seu formato impede que coloquemos ele todo dentro do ouvido, é este aqui:
ESCOVA DENTAL/ MASSAGEADOR - No inicio você deverá fazer a limpeza da boquinha somente com gaze sempre após as mamadas. Com o bebê maior você pode passar a usar a escova/massageador (dedeira)que ajuda na limpeza e para aliviar o incomodo na gengiva do bebê causado pelo nascimento dos dentes. Após a erupção dos dentinhos do seu filho você já pode iniciar o uso da escova dental infantil.

FRALDA - Os mais práticos preferem as descartáveis, os mais ecológicos preferem as de pano. O fato é que elas ajudam a não fazer muita sujeira na hora que os bebês precisam fazer suas necessidades e ainda não sabem avisar.
As fraldas descartávei são as que todo mundo já conhecem. Eu uso muito as da turma da mônica e as da pampaer´s. a Huggies lançou a Nova Huggies Supreme Care que têm absorção diferenciada nas regiões onde o seu bebê mais precisa: na área frontal para os meninos e na central para as meninas. Eu ainda não usei, mas achei bem interessante porque realmente as fraldas dos meninos ficam mais "cheias" na região frontal.

As fraldas de pano usadas atualmente não são aquelas usadas na epoca de nossas mães e avós, elas são feitas de materiais respiráveis, livres de produtos químicos, são suaves ao toque da pele, além de super absorventes, diminuindo a incidência de dermatite. As fraldas de pano são fáceis de colocar e práticas de se lavar. Elas podem ser lavadas à máquina, como qualquer outra roupa do bebê, e saem praticamente secas. Não precisam ( e nem podem) ser passadas a ferro.


 


SABONETE -  O líquido é mais fácil de passar e deve ser neutro para não agredir a pele delicada do bebê. No inicio pode ser usado também no cabelo. Eu uso o dermacyd infantil.


PASTA DENTAL -A recomendação é que crianças que ainda não sabem cuspir usem a pasta sem o flúor. O creme dental fluoretado só deverá ser utilizado a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quando a criança souber cuspir completamente o seu excesso. EM breve teremos um post explicando tudinho sobre o uso da pasta dental. 



SHAMPOO/CONDICIONADOR - Não há a necessidade de usar esses produtos em recém-nascidos. Os sabonetes específicos para crianças são capazes de higienizar de maneira correta o corpo e o cabelo do bebê. Nessa fase, quanto menos química entrar em contato com ele, melhor. O xampu pode ser usado depois dos 6 meses. Deve ser destinado ao público infantil, neutro e com o mínimo de corantes e perfumes. Condicionadores ficam para mais tarde, com cerca de 2 anos, quando o cabelo crescer e se realmente necessitar de um produto para deixá-lo mais maleável. Dê preferencia aos produtos dermatologicamente testados ou hipoalergênicos. 

CORTADOR DE UNHA/TESOURINHA - A tesourinha deve ter as pontas arredondadas para não machucar o bebê. Eu, particularmente prefiro o cortador, acho mais prático.


LIXINHO PERFUMADO - Bom, esse é extra porque é totalmente supérfluo, mas quando você vai trocar o bebê na casa de alguém e sabe que quando deixar a fralda suja lá no banheiro o fedor vai incensar tudo dá vontade de ter uma dessas para colocar as fraldas usadas antes de descarta-las.


 

Um comentário:

  1. O "óleo puro" da Johnson & Johnson que foi recomendado aqui não é puro assim. Contém um químico chamado 'parabens' que é considera cancerígeno e banido de produtos infantis em muitos países europeus. Moro nos EU e infelizmente produtos de ainda são vendidos com esse químico aqui também :/

    ResponderExcluir