sábado, 20 de julho de 2013

Sling ou canguru??? Com qual carregador eu vou??


Um item muito útil pra mamães terem são os carregadores de bebês. Eles nos ajudam a ter nossos filhos sempre juntinho, ficar com as mãos livres pra outras atividades e ajudam a tornar os bebês mais felizes por estarem sempre junto da mãe.

Devemos sempre escolher carregadores ergonômicos, que não prejudiquem o desenvolvimento musculoesquelético do bebê... Para isso, faz-se necessário saber que os bebês não devem ficar com a coluna reta e as pernas esticadas, nem suspensos pelos genitais. Eles não possuem sustentação pra essa posição. Temos que respeitar o tempo de desenvolvimento do bebê, tentar ajustá-lo a uma posição não adequada, além de ser prejudicial, se mostrará desconfortável. A posição correta pra o bebê ficar é na posição de "sapinho" com as pernas dobradas, o joelho acima do nível do bumbum e as costas naturalmente arqueadas...


Os bebês devem ficar na vertical de frente pra mãe, ou ainda, nas costas da mãe. A posição vertical possibilita ao bebê uma visão parecida com a da mãe, ele consegue olhar o que a mãe está vendo, o contrário do que acontece quando ele está no carrinho, por exemplo. Como o bebê fica "encaixado" no corpo da mãe evita a sobregarca, a posição errada da coluna materna e dores nas costas e ombros. Outra posição possível é semi-sentado, que facilita a amamentação.

Deve-se evitar a posição deitada dentro do sling, principalmente pra evitar asfixia. Colocar o bebê de frente para o mundo também não é recomendável, porque além de expô-lo a muitos estímulos, não permitindo que encoste a cabeça pra dormir quando cansar, também é arriscado ele pender pra frente e cair, já que não está "encaixado" no corpo da mãe. É responsabilidade da pessoa que carrega conferir se o bebê esta bem ajustado e com as via aéreas liberadas.

A maioria dos fabricantes relatam que seus produtos podem ser usados até 15-20 kg. A minha Bia com 3 anos e meio e quase 15 quilos já não quer ser carregada tem um bom tempo...
Existem no mercado vários tipos de carregadores, os mais facilmente encontrados são os cangurus, infelizmente a maioria não é ergonômico, por isso devemos ter paciência e procurar um que atenda as necessidades do nosso bebê. O primeiro carregador que usei com a Bia foi um canguru nada ergonômico que herdei da minha irmã. Instintivamente não gostei dele e comecei a procurar outras alternativas, foi quando fui apesentada aos slings, que são carregadores de pano e podem ser encontrados de vários tipos: o wrap sling, o pouch sling, o sling de argolas e o Mei Tai.

O Wrap Sling é um tecido longo, que pode ser amarrado de diversas maneiras, com o bebê na frente ou as costas. Quem tem gosta muito desse tipo, mas eu fiquei insegura de não saber amarrar direito e achei que seria muito trabalhoso para usar sempre.






O pouch Sling é, como termo diz, como uma sacola. Já pronto não permite ajustes e não acompanha o crescimento do bebê. Acabei decidindo escolher outro porque queria um que ajustasse à diferentes alturas pra que meu marido pudesse usar se tivesse vontade.

 

 
 

O Sling de argola é um pano longo com uma extremidade costurada na argola, que fica na altura do ombro. É pela extremidade solta que fazemos os ajustes e apertamos para deixar o bebê firme e bem preso. Dá pra ajustar para pessoas de qualquer altura usar. Na hora de comprar fiquem atentos: não pode argolas abertas, soldadas, ou emendadas. Elas devem ser de alumínio (próprias), de nylon injetado, de inox… Todas SEM emendas. E os slings de argolas devem ter costuras individuais, bordadas ou retas, tendo pelo menos 3 costuras reforçadas nas bordas. Esse foi a minha escolha e acabei ganhando um lindo de uma amiga querida. Após um período de adaptação inicial eu passei a gostar muito desse modelo e quando estava esperando o Caio resolvi investir em um sling de argola novamente (dessa vez também ganhei de uma prima!!!)



 
Procurando uma opção que pegasse nos dois ombros encontrei o Mei Tai. O Mei Tai é um tipo de Wrap mais moderno. Com um retângulo de tecido e faixas de tecido saindo das quatro extremidades. As duas de baixo amarram na cintura e as duas de cima para fazer de alças nos ombros. Pode ser usado a partir de 4 meses. A vantagem é que o peso fica distribuído nos dois ombros e serve em tamanhos de troncos variados. Já encomendei o meu e assim que usar venho dizer o que achei...



E Agora que você já conhece os tipos de carregadores e as melhores posições pra levar seu bebê é só escolher o mais adequado pra você e curtir muitos momentos agarradinha ao filhote!!!!


4 comentários:

  1. Eu gosto de usar sling e Lara gosta muito mais

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica!! Nao conhecia os slings!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use que vc vai amar... Me ajuda muito agora com o segundinho!!!

      Excluir
  3. As mamães orientais aqui no bairro em que moro só usam sling...acho um barato quando elas colocam os bebês nas costas...

    ResponderExcluir