sábado, 10 de agosto de 2013

Sobre ser Pai....

"A infância é o chão sobre o qual caminharemos o resto da nossa vida." 
                                                                                                Lya Luft


Diariamente me pergunto se tenho sido um bom pai. Certamente, o corre-corre diário faz com que o tempo seja cada vez mais escasso e a atenção dedicada aos pequenos fica prejudicada. Disso tenho consciência (que me cobra bastante...), mas será que Melissa e o pequeno Caio têm? Certamente não. Então, imaginem como é duro ouvir Melissa pedindo pro papai não ir trabalhar no domingo à noite... Tento explicar que o papai é médico e está indo ajudar o pai de outra criança a ficar bom e voltar pra casa. A decepção fica estampada no olhar de quem ainda não aprendeu a disfarçar e aos poucos o "tchau" vem automaticamente quando o papai se dirige até a porta. 

Perder os primeiros passos e palavras faz parte da dureza de ser pai, o necessário provedor que "decepcionado" descobriu que Caio já andava.

Desafiador e delicioso é este papel a que somos expostos abruptamente porém, de forma paradoxal, descobrimos aos poucos. Para as mamães, a transformação nos 9 meses de gestação faz com que a cabeça seja também preparada para este desafio, que é o maior das nossas vidas. Os pobres papais, do dia para a noite, recebemos o imenso peso da responsabilidade e temos que aprender a nos comportar diante do novo. Com a chegada do segundo, tudo parece um pouco mais leve. Afinal, o laboratório já foi feito com a primeira "vítima".

No entanto, como é recompensador receber um rápido abraço (para não perderem nenhum minuto do desenho favorito) na volta do trabalho! Melhor ainda quando o lobo mau ou a bruxa ameaçam chegar, porque nessa hora a mamãe leva desvantagem, e o papai é requisitado. Porém na hora do sono, da fome e do machucado no pé o papai é covardemente colocado em segundo plano. Esse cordão umbilical imaginário parece que é quilométrico e eterno.

Outro dia conversava com um amigo mais velho sobre a mudança de comportamento que precisamos implementar nas nossas vidas pois estamos sendo constantemente  vigiados e um passo em falso poderá ser lembrado durante muito tempo. Vem daí a importância do bom exemplo que a criança se lembrará por toda vida. 

Está chegando o dia dos pais e com ele o apelo comercial. Mais do que para ganhar um presente, esse dia deve servir para que cada papai valorize e reflita a sua importância na formação desse futuro cidadão.

José Laercio
Pai de Melissa 3 anos e Caio 1 ano.

Um comentário:

  1. Arrasou cunhado!!! Também com as criaturinhas lindas que vc tem é um prazer diário ser pai!!
    Karlla

    ResponderExcluir