segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Acabou a licença maternidade??? Voltando ao trabalho

A volta ao trabalho, após a licença-maternidade,  costuma ser sempre sofrida para as mamães. Algumas sentem mais, outras menos, mas o momento é dificil pra maioria das mães e, podem ter certeza, nós sofremos mais que os pequenos.
Algumas mães conseguem se afastar do trabalho por um tempo, outras conseguem reduzir a jornada de trabalho, mas (acredito eu) a maioria precisa voltar ao batente tão logo o tempo da licença acabe...
Eu, como autônoma, só tive direito aos 4 meses (120 dias) de licença, mas hoje em dia algumas empresas possibilitam que as mães tirem 6 meses (programa Empresa Cidadã - do governo Federal) e algumas ainda conseguem juntar as férias, ficando 7 meses com o bebê em casa... Essa última é perfeita, pois permite que a mãe amamente exclusivo e ainda inicie a introdução alimentar antes de retornar ao trabalho.

Se você vai retornar ao trabalho existem algumas coisas que você pode fazer pra facilitar o processo, a mais importante delas é decidir com quem vai deixar o bebê: Vai deixar com algum parente? Com uma babá? Vai colocar na creche?
Quando eu voltei a trabalhar, tanto a Bia quanto o Caio ficaram com a avó. Tenho sorte de ter as duas por perto e sempre que preciso as crianças ficam com elas, e eu fico tranquila com a certeza que estão sendo bem cuidadas. Mas nem todo mundo tem as mães/sogras por perto, ou com disponibilidade, então tem que procurar outra alternativa.
Uma outra opção é a creche: procure uma que ofereça boa estrutura fisica, monitores amaveis e bem orientados, e que te passe segurança que o seu filho ficará bem cuidado. As creches tem a desvantagem que algumas crianças quando começam a frequentar costumam adoecer bastante. A Bia entrou com 1 ano e o Caio entrará também.
Quem optar pela babá deve começar a procurar bem antes de ter que retornar ao trabalho, pra que dê tempo de ensinar e orientar tudo como você gostará que seja feito quando você estiver fora. Aqui também a chave é a confiança! Não adianta colocar uma pessoa que você não tenha empatia, ou que você não confie pra não ficar insegura quanto a ela estar tratando bem o seu filho.
Se você está amamentando exclusivo e pretende continuar só oferecendo o leite materno (recomendado até os 6 meses) outro cuidado que você deve ter é começar a armazenar o leite. O leite deve ser guardado em vidros esterelizados e duram 24 horas na geladeira e 15 dias no freezer. Não esqueça de colocar etiquetas nos frascos com a data da retirada do leite anotada.
Mesmo que esteja tudo planejado e preparado você ainda vai sentir na sua volta. A vontade de ligar mil vezes, a preocupação se comeu, se dormiu, e se está bem vai te acompanahar sempre. Mas com o tempo, e a certeza que o seu bebê está em boas mãos, você vai aprender a conviver com isso. Bom retorno!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário