terça-feira, 22 de outubro de 2013

Alimentação das mamães que amamentam


O ideal na fase da amamentação (e todas as outras também...) é cultivar hábitos saudáveis de alimentação. Para realizar escolhas saudáveis devemos preferir os alimentos naturais, sem conservantes ou aditivos e corantes. Na hora de preparar o alimento dê preferência aos alimentos cozidos ou assados, no lugar dos fritos.


Muitas mulheres sentem mais fome quando estão amamentando, e isto é normal. A mulher deve ingerir uma média de 400 calorias a mais quando está amamentando.
O consumo de gorduras saudáveis é benéfico pra o bebê: abacate, azeite, castanhas, sementes e peixes gordurosos como o salmão (rico em ômega 3, possui efeito antidepressivo) são bons exemplos, assim como a lactante deve procurar consumir: Banana (rica em potássio, previne inchaço), queijo e leite (repõe o cálcio), cerais (fonte de energia, complexo B e ferro), Laranja, morango e frutas cítricas (ricas em vitamina C).
Obs.- o leite e seus derivados podem ser consumidos desde que o bebê não seja diagnosticado com alergia à proteína do leite de vaca ou intolerância à lactose.

DICA: sementes de girassol ajudam a cicatrizar os pontos porque são ricas em zinco.

O ideal é a mãe evitar ingerir gorduras saturadas, cafeína, álcool, refrigerantes, chocolates, condimentos, alimentos com conservantes e leite em excesso.


Uma das preocupações das mães é com o consumo de alimentos que podem gerar cólicas nos bebês. As cólicas são uma resposta do sistema digestivo imaturo do bebê e tendem a passar por volta do terceiro mês. Mas observe seu bebê, se ele mostrar sinais de desconforto ou cólicas suspenda o alimento que você ingeriu e acha que pode ser a causa e observe se seu filho melhora. Entre os suspeitos mais comuns de causar cólicas estão o brócolis, feijão, repolho, cebola e carne de porco.
Os brócolis, as couves, a couve-flor, a couve-de-Bruxelas, o repolho e o pepino apesar de muito ricos nutricionalmente, podem alterar o sabor do leite e causar desconforto (formação de gases) e irritação no bebê. 
Os aspargos, a cebola e o alho podem alterar o sabor do leite.
O chocolate pode causar irritabilidade e aumentar os movimentos intestinais do bebê.
As leguminosas (feijão, grãos, favas e lentilhas) apesar de muito ricas nutricionalmente podem causar desconforto (formação de gases) no bebê.
Não existe consenso sobre os malefícios do consumo de adoçantes e alimentos light, portanto a recomendação dos médicos é fazer uso moderado dessas substâncias.
Para aumentar o volume de leite produzido além de uma alimentação equilibrada a mãe deve ingerir muita água e aproveitar sempre que der pra descansar. 
As mamães que amamentam também não devem pular refeições, é aconselhado que a mãe realize de 5 a 6 refeições ao dia, de 3-3 horas, pois elas são importantes no processo de perca de peso, ajudam a manter o pique para cuidar do bebê e garantem um leite excelente para alimentar seu filho.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário