quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Dicas de decoração para Chá de Fraldas








A gestação é um período cheio de novidades, mudanças, descobertas, enfim... um período que deve ser aproveitado ao máximo, por isso muitas das futuras mamães optam por realizar o tradicional chá de fraldas, uma festinha onde reúnem amigas, para conversar, brincar, descontrair e ganhar muitas fraldas para o bebê.

A decoração do chá deve ser simples, econômica e bonita, por isso muitas mamães decidem elas mesmas fazer a decoração, sempre pedindo ajuda às vovós, titias e amigas.

As cores são a primeira escolha, geralmente de acordo com o sexo do bebê, e os tons são sempre clarinhos para combinar com os motivos da festa. A decoração básica consiste na utilização de objetos que remetem ao mundo dos bebês: bercinhos, carrinhos, mamadeiras, sapatinhos, babador e roupinhas, são sempre muito utilizados. Os doces personalizados dão um toque especial à decoração da festa.



Normalmente, temos uma mesa principal, onde ficam o bolo, docinhos e lembrancinhas, investir em doces e forminhas decorados também é uma boa opção, pois eles já deixam a mesa bastante bonita. Por trás dessa mesa principal sempre temos um painel com cortinas e balões, ou o famoso varalzinho, que é feito com as próprias roupas do bebê, é fácil de fazer e dá um toque sofisticado à decoração.









Para as mamães que gostam de fotografias, vale à pena espalhar algumas fotos da gestação sobre a mesa, ficam perfeitas.
 


Outro elemento que está sempre presente é o bolo de fraldas, feito com fraldas descartáveis, enroladas e presas em formato de bolo, com dois ou três andares, decorado com fitas, laços e sapatinhos do bebê.

Contudo, o que está "em alta" são os chás temáticos, onde a mamãe escolhe um tema e a partir daí desenvolve toda a decoração da festa. Esse tipo de chá exige um pouco mais da mamãe na hora da decoração, mas também dá pra fazer sem gastar muito.

Um tema "coringa" é Ursinho de Pelúcia, serve para meninas e meninos, com os ursinhos do próprio quarto do bebê ou ursinhos das sobrinhas, decorando-os com laços, fraldas e babadores, gravatinhas, chapéus, fica muito charmoso.


Também podemos aproveitar se a data do chá for coincidir com alguma data comemorativa: Carnaval, promovendo um baile à fantasia, utilizando máscaras, confetes e serpentinhas; Páscoa, decorando com coelhinhos e ovos de páscoa; São João, fazendo um "arraiá de fraldas", com bandeirinhas, chapéus de palha e comida típica; Natal, aproveitando a beleza da decoração natalina, pendurando sapatinhos, chupetas e mamadeiras ao invés de bolas na árvore de natal.

Existem muitos outros temas que são comuns:

Meninas: Princesa, muitas coroas, castelos e carruagem tornam esse tema encantador; Jardim, flores embelezam essa decoração, que ganha um colorido todo especial; Bailarina, decorando com sapatilhas e bonecas bailarinas.


Meninos: Marinheiro, âncoras, bóias, navios e chapeuzinhos e marinheiro fazem belas composições para esse tema; Safári, folhagens e bichinhos da selva, leões, girafas e elefantes, invadem a decoração; Fazendinha, decorando com bichinhos da fazenda como porquinhos, vacas e cavalos e utilizando muito xadrez.

As fotografias sempre inspiram muito, mas o importante é deixar a criatividade e imaginação fluir, com certeza esse será um dia especial para ser registrado com muitas fotografias e guardado na memória para sempre.

 
 
 * Helena Maria Cabral Lopes Dantas, mãe de Lorena (1 ano) e artesã de mão cheia (ateliê Dona Arte)

 
 

 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário