sexta-feira, 8 de novembro de 2013

8 Coisas que a mãe que pretende amamentar exclusivo precisa saber


- Você deve estar motivada pra não desistir na primeira dificuldade. Procure ler e conversar com quem já passou por isso pra saber o que esperar.

- O leite materno contém tudo que o bebê necessita até o sexto mês de vida, inclusive água.



- O leite dos primeiros dias pós-parto, chamado colostro, é produzido em pequena quantidade e é o leite ideal nos primeiros dias de vida, inclusive para bebês prematuros, pelo seu alto teor de proteínas.

- A pega errada prejudica o esvaziamento total da mama, impedindo que o bebê mame o leite posterior (o leite do final da mamada) que é rico em gordura, interferindo na saciedade e encurtando os intervalos entre as mamadas. Assim a mãe pode pensar que seu leite é insuficiente ou fraco.

- É importante que a mãe tome mais água, mantenha uma alimentação saúdavel e evite a ingestão de liquidos como refrigerantes.

- O tempo de esvaziamento da mama depende de cada bebê, alguns conseguem faze-lo em poucos minutos, outros levam 30 minutos ou mais.

- Ao amamentar a mãe não deve sentir dor, se isso ocorrer pode significar que a pega está errada. Numa pega correta o queixo do bebê toca a mama, o lábio inferior deve estar voltado para fora e há mais aureola visivel acima da boca do que abaixo.

- Ao amamentar você deve escolher uma  posição confortável. O corpo da criança deve ficar voltado para o corpo da mãe e todo o corpo do bebê deve receber sustentação.

Fonte: 10 passos para alimentação saudavel - ministerio da saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário