terça-feira, 12 de novembro de 2013

Birras, ataques e chiliques.

Tudo tem seu tempo. Nós, adultos, sabemos bem disso, mas devido a idade muitas vezes as crianças pequenas nao entendem e também não conseguem compreender certas explicações, então diante de "crises" respire fundo, nessa idade é muito difícil que seu filho esteja sendo manipulador, a criança pode estar diante de uma frustração e não sabe como se expressar, bem como ainda não compreende certas explicações.
As crianças ainda não tem noção de tempo então tudo que elas querem, querem na hora. Elas simplesmente não conseguem entender que se não ganhar o brinquedo agora ela vai ganhar amanha, esperar pra elas é muito difícil, então não adianta ficar tentando dar explicações prolongadas ou complicadas, pois na maioria das vezes não irá adiantar. E o que fazer pra educar, dar limites e ao mesmo tempo compreender suas limitações? Isso é difícil mas existem "dicas" que podem facilitar, e muito, em várias ocasiões de estresse.
Uma coisa muito importante é não ceder aos apelos da criança, eu procuro nunca voltar atrás na minha palavra. Acho isso imprescindível, mas muitas vezes por falta de paciência ou para suprir ausência com coisas materiais, alguns pais acabam cedendo aos apelos da criança e assim elas aprendem o jeito de conseguir o que querem, com birra. E tornam-se mais autoritárias. Algumas vezes as crianças precisam entender que não poderão ter aquilo que querem na hora que querem e ponto. Sem muitas explicações, apenas não pode agora por tal motivo e acabou, daí se a birra persistir uma boa tática agora é mudar o foco.
Essa funciona mesmo, e olhe que minha Mel sabe fazer birra como ninguém rsrs, então uma coisa que aqui funciona é chamar a atenção dela pra outra coisa, no meio do choro mesmo. Mostrar algo que a criança goste, falar de algo que ela curte, contar uma história (caso ela goste), fazer uma brincadeira...enfim, mudar o foco. Ela vai se distrair com certeza e vai esquecendo o motivo que a levou ao ataque de raiva e mesmo que de repente lembre e volte a chorar( ou gritar) continue tirando a atenção, quase sempre vai funcionar. 
Evite perder o controle, embora seja muito difícil se controlar diante de um escândalo, faça um esforço. Se a mãe perder o controle, certeza que a criança ira ficar ainda mais irritada e só irá piorar a situação. 
Seja firme no essencial. Nem toda birra pode ser negociável, gritar nos lugares, desrespeitar pai e mãe, ir para a escola, escovar os dentes...a vida é feita de regras e desde muito cedo temos que entender isso, portanto, existem coisas que não são negociáveis, simplesmente devem ser feitas.
Evite ameaçar. Ameaçar e não cumprir é improdutivo e a criança percebe que você nunca faz o que cumpre e usa isso contra a mãe. 
É muito importante entender sobre cada fase do desenvolvimento da criança pois só espere de uma criança de 3 anos o que uma criança de 3 anos pode dar, então para saber isso é preciso entender cada fase. 
Lembre sempre que o adulto da história é você e procure ser o espelho que seu filho precisa. Na hora da birra as vezes ficamos tão nervosas que agimos como se nós fossemos crianças também, é bom ter sempre discernimento pra não confundir as partes e fazer o seu papel de forma com que seu filho se espelhe em você.
E por fim e para mim um mantra da maternidade, lembre-se sempre: tudo isso passa, e rápido! ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário