terça-feira, 26 de novembro de 2013

Os primeiros dias do bebê em casa

Pode até parecer exagero, mas a chegada de um bebê em casa provoca um turbilhão de mudanças em todos os sentidos. Parece que tudo toma proporção maior, além claro, dos hormônios que ainda estão a "flor da pele". Então é bom a futura mamãe lembrar de deixar a casa "pronta" para a chegada do novo membro para evitar preocupações extras na chegada em casa com o bebê. Algumas dicas que pode ajudar.
1. Defina quem irá te ajudar nos primeiros dias (ou no primeiro mês) com a casa, comida, arrumação e com o bebê. Se for preciso, deixe comida congelada para os primeiros dias. É ideal também deixar a dispensa cheia para evitar precisar ir ao mercado caso falte algo.
2. Em relação as visitas, eu particularmente, prefiro visitar as mamães sempre na maternidade, não por coincidência também preferia receber as visitas lá. O primeiro mês do bebê é uma fase muito delicada, de muitas dúvidas e descobertas. É adaptação da mãe com a nova rotina, então receber muitas visitas nessa época não é muito bom, por isso é importante que alguém da casa avise aos parentes e amigos próximos a preferencia por visitas na maternidade ou após o primeiro mês, casonão  seja possível, ao menos organizar as visitas para os finais de semana.
3. Teste todos os itens que serão usados com o bebê antes da sua chegada. Exemplos: carrinho (abrir, fechar),babá eletrônica, esterilizador de mamadeira (tempo e quantidade de água), bebê conforto (como colocar e tirar o sinto o carro, as vezes é um saco!), deixe já uma chupeta e uma mamadeira esterilizadas em casa para caso de necessidade.
4. Cuidado com os "palpiteiros de plantão", como já falei em outro post, as vezes o que a mãe menos está querendo é receber "palpites" ou "conselhos" em alguns momentos de stress. Embora a maioria das pessoas fazem para ajudar, tente selecionar o que quer realmente ouvir e procure se informar lendo e com pessoas que se sinta a vontade caso descorde de alguma opinião, pode ser sua mãe, sogra, uma tia, uma amiga...
5. Liste suas prioridades e delegue. Você com certeza irá precisar descansar, então não queira ficar 24h grudada no bebê (embora a vontade seja essa), deixe que alguém ajude (voce vai precisar) com ele para que você possa descansar, tomar um banho, fazer uma refeição "sentada" rs (não é exagero, no começo isso será luxo). Aceite ajuda e agradeça, será muito importante.
6. A casa deve tentar manter seu ritmo e rotina. Nada de deixar tudo em silencio, pouca luz...tudo deve ser como é habitualmente, só assim o bebê vai aprender a reconhecer dia e noite e começar a criar sua rotina com a da casa. É claro que os excessos devem ser evitados, como muito barulho por ex.
7. O bebê pode (e deve) dormir sozinho no seu quarto. Aqui em casa eles dormiram o primeiro mês no meu quarto e após isso sempre no quarto deles, acho que quanto mais cedo eles vão mais rápido se acostumam. Em relação a melhor posição para o bebe dormir, a recomendação do ministério da saúde e da SBP é que o bebe deve dormir de barriga para cima, pois essa posição reduz em ate 70% o risco de morte súbita.
Sobre o bebê:
8. O cocô do bebê nos primeiros dias é geralmente amarelado ou esverdeado, sendo mole, como mostarda e geralmente comeu/cocô rsrs.
9. Embrulhar o bebê pode acalmar (e acalma mesmo). Como o bebê está acostumado a um ambiente bem apertado dentro do útero, o fato de embrulhar o bebê impedindo movimentos involuntários deixa o bebe mais confortável e seguro.
10. O bebê perde peso na primeira semana, ou geralmente perde. É normal o bebê perder até 10% de peso na primeira semana mesmo estando se alimentando bem, esse peso deve ser recuperado nas semanas seguintes e isso devera ser acompanhado pelo pediatra.
11. Amamentar exige paciência e no inicio nao é fácil não. Exceto para algumas maes que passam pelo processo de forma tranqüila e indolor, geralmente as primeiras semanas de amamentação não são muito fáceis, pois o peito pode machucar (cuidado com a "pega"), doer, sangrar. A quantidade de leite pode não parecer suficiente (as vezes não é mesmo, comigo foi assim), o bebê até criar sua "rotina" pode querer passar o dia no peito, enfim, varias coisas reais que geralmente nao sao ditas quando se fala em amamentação. Mas a mamae tem que ter paciência que aos poucos tudo vai melhorando e depois se torna algo muito bom e prazeroso.
Espero ter ajudado um pouquinho e curtam muito os pequenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário