terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Atitudes que estimulam e inibem a criatividade da criança


"Aprender é o jogo mais importante e divertido da vida. Todas as crianças nascem acreditando nisso e continuarão acreditando até que as convençamos que aprender é uma tarefa extremamente difícil e desagradável"    Glenn Doman
O desenvolvimento físico, mental e psicológico do ser humano acontece na infancia. Por isso é tão importante nessa fase deixar que a criança crie historias, invente brincadeiras, desenvolva brinquedos ou mecanismos para se divertir, leiam, desenhe...pois tudo ajuda a desenvolver sua capacidade de escolha, ajudando-a a ser tornar autônomo e capaz de enfrentar desafios. É nesse momento que entra a importância das atitudes dos pais apresentando estímulos capazes de abrir porta a criatividade
De acordo com o psicólogo Glenn Doman, um dos maiores obstáculos ao desenvolvimento continuo da criança é a rejeição as suas manifestações criativas. Os seja, para ele cada vez que a criança mostra uma coisa nova que aprendeu está com a mente pronta pra receber um elogio capaz de estimula-lá ainda mais, quando não há o elogio a crianca entende que seu esforço foi "em vão" e isso afeta sua auto estima.

Na pratica, eu acho que também nao é 100% por aí, já que vejo que elogiar a crianca a toda hora também pode de alguma forma mexer com a auto estima de forma contraria a citada acima, mas concordo absolutamente que os esforços devem ser PERCEBiDOS e RECONHECIDOS. E que isso faz uma diferença danada no desenvolvimento intelectual da crianca.
Existem dois pontos iniciais quase que unanimes entre especialistas que ajudam a estimular a criatividade das criancas:
1. Elogie sempre, e mostre afeto sempre, sempre
2. Estimule-o a brincar. 
Em uma matéria da revista vida e saúde o repórter fala sobre quando nos começamos a perder essa capacidade de estimular de forma simples a criatividade das crianças: " A porca torce o rabo a partir dos 7 anos. A partir desse momento os destinos dos pequenos ficam cada vez mas ligados às realidades e opções disponíveis em sua sociedade. Cabe, portanto, aos passo papel de nao deixar esse fogo ser apagado lentamente. A regra de ouro é nunca perturbar o mundo em miniatura criado por nossos filhos. Dizer "não" o tempo inteiro é uma ótima maneira de gestar um adulto sem viço e imaginação. O "sim" ( com responsabilidade e cuidados, claro) é essencial para o florescimento da imaginação desde os primeiros anos de vida. É essa abertura para imaginação (e as traquinagens) da crianca  que pode determinar se aquela garota que adora sujar as paredes de tinta será uma Frida Kahlo ou uma advogada que é feliz porque desenha em seu tempo livre. Nao importa a qualidade artística que seu trabalho atinja, mas a autenticidade e o poder imaginativo que marcarão sua vida." 
Dicas para estimular a criatividade do seu filho
* brincar
* fugir da rotina (brincar em outros lugares, com outras pessoas, de novas brincadeiras, andar por outras ruas, ir a outros lugares...)
*ir a lugares que estimulem a imaginação 
* leia livros (muitos livros...)
* invente uma musica, uma história 
* esqueça um pouco o "pode/nao pode" e permita que seu filho faça descobertas sozinho
O que pode inibir a criatividade de seu filho
* exigir que a criança fique quieta por um longo período de tempo
* permitir que a televisão seja a fonte principal de diversão 
*Censurar ou reprimir atividades mais "aventureiras" de seus filhos 
* As obrigações profissionais dos pais nunca podem ser uma desculpa constante para as ausências, para educar é preciso estar presente.
* fazer demasiadas advertências negativas ( não mexa, não suje, não quebre)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário