quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Gramado com as crianças!

Em novembro viajamos para Gramado só os quatro, pela primeira vez. Quando programamos a viagem sabíamos que não seria "tão fácil" e descomplicado os dias durante nosso passeio e fomos certos que se a viagem era com eles, seria para eles e iríamos fazer os programas que fossem bons para eles e ponto.
A viagem foi maravilhosa rimos muito (muitas vezes pra não chorar rsrsrsr), mas voltei com mais certeza ainda do que já achava antes, que me desculpem as mamães que dizem que dá pra viajar com criança pequena tranquilo, que da pra fazer tudo, é só se organizar. Pois bem, me organizei muito bem e discordo muito disso aí. Pra mim (opinião total pessoal) tudo depende muito da idade e da personalidade da criança, a Mel por exemplo, com 3 1/2 anos foi super bem, passou "no teste". exceto as limitações normais de uma  criança dessa idade e as birras que não podem faltar ela foi bem.  Agora o Caio...com seus 1ano e quatro meses, energia de "biotônico Fontoura", e sem noção total, nos deu muito trabalho. Ao ponto de na única noite que saímos (depois de uma super logística pra eles dormirem a tarde pra conseguirem agüentar uma pouco a noite, já que eles dormem muito cedo) pra ver a cidade iluminada (linda por sinal) e jantarmos, tivemos que pedir o jantar pra viagem, porque ele não  parava um segundo e ficamos até com vergonha das pessoas das mesas ao lado kkkk.
Mas enfim, diante de tudo concluímos que: a Mel ta tranquilo pra viajar (lógico que não toda viagem, pra mim tem viagem que é só de casal e viagem de família) mas o Cá, só viagem pertinho, as longas no mínimo só daqui a um ano. E não é só por nós não, ao contrario, mais por ele mesmo, que cansa muito, come mau, dorme fora de hora, enfim, sai total da rotina de um bebê. 
Agora o motivo real do post, compartilhar as dicas do que fizemos lá para as mamães que pretendem viajar pra Gramado com suas crianças.
Pra começar nosso vôo era de 11:30h ou seja, bem na hora do almoço deles. Então minha secretaria preparou uma comidinha para eu levar pra eles e levei, marmita mesmo (rsrsrs) e eles comeram assim que entramos no avião, levei uvas para o lanche e biscoitos, cereais e sucos. Chegamos em Porto Alegre já no começo da noite e a melhor coisa que fizemos, dormimos lá. Imagina encarar uma viagem de carro de mais 1 1/2h sem conhecer a estrada com as crianças super cansadas...não, não. Então desembarcamos, pegamos o carro que alugamos, dica: importantíssimo alugar um carro, principalmente se está com crianças, exceto o centro onde da pra andar a pé tranqüilamente, vários passeios são distantes e necessitam de carro pra ir. alugamos o carro já com as cadeirinhas que custaram 20, a diaria (cada uma). Então fomos pra o hotel quase "dentro do aeroporto " minha irmá já tinha se hospedado e recomendou, gostamos. Então nosso primeiro dia terminou após jantarmos (no hotel mesmo) e fomos dormir, cansados é pouco e a viagem nem tinha começado. 
No segundo dia pegamos a estrada cedo, existem três caminhos pra se chegar em Gramado, um via Gravataí e Taquara, percorrendo as estradas RS-020 e RS-115, segundo o que pesquisei é o caminho mais bonito, porém o mais demorado. Outro caminho é pela BR-116 ( Porto Alegre-Curitiba) até nova Petrópolis  e depois pegando a RS-235 ate Gramado. O caminho mais rápido (o que escolhemos, claro) é pegando a BR-116 até Novo Hamburgo, depois entrar na RS-239 até Taquara e depois pegar a RS-115 até Gramado. A viagem foi tranqüila, estrada boa, acertamos o caminho direitinho, só ficar atento a quantidade de pardais na RS-239, muitos.
Ficamos no hotel Varanda das Bromelias, maravilhoso por sinal. 
Como fomos na época do Natal Luz, peguei a programação pelo site e dei uma olhada em sites e blogs sobre a programação que íriamos fazer, eu já tinha ido a Gramado, mas fazia muito tempo e também com as crianças os programas são diferentes. 
O primeiro lugar que fomos foi a Aldeia do Papai Noel, lá funciona o ano inteiro e o papai Noel está lá durante todo ano, o passeio é rápido mas é muito legal, tem a "casa do papai Noel" "neve caindo", renas verdadeiras, um passeio em um trem pela aldeia, as criancas adoraram. Adulto 18, e criança 12. 
  

Nessa época montam a Vila de Natal, com feirinha de artesanato, apresentação de teatro e corais, brinquedos para as crianças, e um papai Noel "lindoo" o mais lindo e "real" que já vi.  Eles "se acabaram" por lá.
O Mini mundo, como a aldeia, também é aberto o ano todo e é muito fofo, a Mel adorou, foi o passeio que ela mais gostou de todos, até hoje fala. 
O centro da cidade e a rua coberta são pontos básicos de visitar. Para quem pode (não foi nosso caso :(.  Passear a pé pelo centro, sem compromisso, só admirando as lojinhas e as pessoas caminhado é muito bom. Lá também tem a Igreja de Sao Pedro, lindíssima, queria muito ir mas com as criancas   ficava complicado. Então entrei rapidinho nela enquanto o marido dava uma volta no quarteirão de carro com as crianças e depois voltou pra me pegar. 
Em Gramado o que mais se ver é chocolate, muitas lojas e fábricas pra conhecer: Florybal, Lugano, Caracol, Prawer, Planalto...fomos na fábrica da Florybal e em outras lojas de outras marcas,  imaginem a alegria das crianças, Caio saiu de lá que só falava: "late, late" rsrsrs e minha consciência pesando quilos de ver ele comer. A Florybal tem um parque temático na estrada para Canela. O parque fica numa mata cheia de replicas de dinossauros que se movem e fazem barulho, e um enorme playground, ótimo para crianças.
Tem também a parte dos museus (cera, automóvel, motos, pedras preciosas) o Caio ficou louco pra ir no das motos, e fomos por causa dele. Como comprando o pacote dos ingressos tinha um bom desconto então compramos, mas o museu de cera pra quem já foi a algum bom museu de cera acho totalmente dispensável ir, não curti muito, nem eles. O das motos e dos carros é bem legal e no outro nem fomos (nada a ver com eles né!).

Nas mesma estrada que vai para os museus têm varias lojas de chocolates lindas, tem o mundo a vapor que fomos e gostamos, é um parque temático com máquinas a vapor em tamanho real e miniatura com um passeio de trem que as crianças adoraram.

O lago negro é um bom local para um piquenique com as crianças, andar de pedalinho...fica bem próximo ao centro, e é um lugar pra relaxar.  
A parada de Natal só acontece nessa época, todos os dias as 15h no centro. O Papai Noel passa num trenó com uma banda e os duendes, as pessoas todas param pra ver, acompanhar, aplaudir, é lindo.
Os espetáculos a noite não fizemos, nem preciso dizer porque né! Mas todos dizem que são lindos.
Enfim, existem muitas outras coisas pra fazer e lugares para ir em Gramado, mas com crianças acho que esses são bem legais e eles vão adorar, embora para isso papai e mamãe fiquem "mortinhos" rsrs. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário