sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Qual a melhor pasta de dentes pra usar no seu filho??

A efetividade dos dentifrícios (creme dental) fluoretados (com flúor) na redução da cárie dentária esta' bem estabelecida na literatura.O flúor e'um agente seguro e eficaz para reduzir a progressão de lesões de cárie. No entanto, para que um creme dental seja efetivo contra a cárie, ele deve apresentar uma concentração de flúor ideal. As últimas pesquisas demonstraram que um creme dental efetivo deve conter uma concentração de flúor igual ou acima de 1.000 ppmF. 


A Associação Brasileira de Odontopediatria, recomenda o uso de cremes dentais em crianças que não sabem cuspir na quantidade equivalente a 1 grão de arroz (cerca de 0,1g) e em crianças que já sabem cuspir na quantidade equivalente a 1 grão de ervilha ( cerca de 0,3g) . A quantidade utilizada também pode ser indicada considerando o número de dentes que a criança tem na boca, ou seja, bebês com menos de 8 dentes, podem utilizar a quantidade equivalente a 1/2 grão de arroz (cerca de 0,05g). As escovações podem ser realizadas de 2 - 3  vezes ao dia , de preferência após as refeições  e priorizando a escovação noturna. Estudos mostraram que a ingestão de cremes dentais com flúor após as refeições, reduz significativamente a absorção do fluoreto. Dessa forma, recomendar que crianças com pouca idade escovem os dentes após as refeições e' uma forma eficaz de minimizar o risco da Fluorose, sem que o efeito anticárie seja alterado.

Listei as marcas mais conhecidas com suas correspondentes concentrações de flúor. Não esqueçam que a escovação com creme dental com flúor e' uma das medidas mais amplamente aceitas para o controle da cárie dentária, uma vez que associa a remoção mecânica do biofilme (placa bacteriana) dentário com as propriedades terapêuticas do fluoreto (flúor).


Dra Fernanda Urbini Romagnolo
Odontopediatria e Odontologia para Pacientes Especiais
Instagram: @minhaodontopediatra

Nenhum comentário:

Postar um comentário