segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Vamos contar histórias???

Antes mesmo da criança entrar na fase do letramento, de aprender a ler e a escrever formalmente, é essencial que ela tenha contato com histórias e narrações criativas. Ouvir, recontar, reproduzir, imitar... Ações essenciais ao desenvolvimento dos pequenos.
Os pais que contam histórias aos filhos favorecem a imaginação criadora dessa criança que está em formação.
 As histórias podem fazer parte da rotina de 2 maneiras: Leitura e contação. Além de proporcionar aos pequenos o contaro com o mundo dos livros, os momentos de leitura os levam a compreender que a escrita é uma maneira de fixar o texto. A contação, por sua vez, explicita o valor da cultura oral.
Até os 3 anos, a fase pré-mágica, os ouvintes apreciam enredos que envolvem bichinhos, brinquedos, objetos, seres da natureza (humanizados), histórias de crianças, etc.
Dos 3 aos 6 anos, que já é a fase mágica, as melhores histórias são as de repetição e acumulativas, porque essa etapa do desenvolmento é aquela do "conta de novo". Ex: A dona baratinha, a formiga e a cigarra, histórias de fadas,crianças, animais e encantamentos.
É importante observar que ler e contar histórias não é a mesma coisa.
Contar histórias é uma tarefa gostosa, mas não tão simples: você precisa decora-las.
Você pode contar histórias diariamente e pode repeti-las, se seu filho gostar.
Quando for contar histórias certifique-se que está num ambiente agradavel e que vocês estão confortáveis.
Você pode usar de muita expressão para comunicar-se. Coloque-se no lugar do personagem, incorpore sua alegria, seis medos, suas risadas... Tente falar adequadamente, nem muito alto, nem muito baixo, usando um tom agradavel.
Se a sua criança gosta de fazer perguntas no meio da história não à recrime. Responda as questões sem sair da narrativa.
E achar que não tem jeito pra contar histórias não é motivo pra não expor seu filho a um bom enredo: existem hoje contadores profissionais, com programas em tvs pagas ou com ótimos dvds onde contam histórias com acompanhamento de musica e muita criatividade. Só não deixe de assostor ao lado do seu filho.

Fonte: biblioteca do desenvolvimento infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário